Namoro no trabalho: pode ou não?

O amor trabalha ao lado – Homens e mulheres passam horas no ambiente de trabalho. As afinidades aparecem e, por mais que se tente evitar, os relacionamentos amorosos acabam acontecendo. Se você está nesta situação e não sabe como agir, descubra o que fazer para não atrapalhar o seu desempenho na empresa. “É normal, pois as pessoas passam muitas horas juntas e naturalmente acontecem identificações. Mas o melhor é tentar evitar e ficar longe de futuros problemas”, aconselha Adriana Firmino, consultora de recursos humanos (RH), da Descartes Consultoria.

Antes de tudo, o profissional deve conhecer quais são as regras da empresa em relação ao namoro no trabalho. “Sugiro respeitar as leis da organização em que trabalha e ter uma postura ética. Em empresas que proíbem o relacionamento no trabalho, os cuidados para evitar o início de um relacionamento devem ser maiores, uma vez que respeitar as regras de conduta da organização é fundamental”, diz Daniella Correa, consultora de RH, da Catho Online.

Agora, se o clima já rolou e você não conseguiu resistir, evite comentários sobre o relacionamento dentro da empresa. Correa recomenda não utilizar o horário de expediente, as dependências da empresas e as ferramentas de trabalho, como telefone, e-mail, MSN, entre outros, para essa finalidade. ”Além disso, manter a discrição entre os colegas e chefes é imprescindível. Quanto mais discretos forem, mais difícil o namoro interferir no trabalho ou gerar fofocas”, avalia.

Estabelecer limites é outra dica necessária para um namoro dentro do ambiente de trabalho. “O profissional precisa ter maturidade e bom senso. O que se espera é que, durante o período em que profissional está na empresa trabalhando, que a sua dedicação seja exclusiva e focada, sem dispensar muita energia com assuntos pessoais”, pontua Daniella Correa, lembrando que erros desse tipo podem comprometer os resultados na companhia. “Além disso, caso o relacionamento não tenha continuidade, podem ocorrer conflitos e dificuldades de relacionamento entre os profissionais”, salienta.

Para evitar fofocas, a dica da consultora Adriana Firmino é buscar um conversa franca com o chefe e contar sobre o envolvimento amoroso. “Ambos devem ser discretos, evitar intimidades no trabalho, pois esconder é muito difícil e os colegas de trabalho acabam percebendo. Penso que o melhor é informar para o chefe, antecipando possíveis boatos”. E fique de olho no happy hour! “Tome cuidado com a sua postura e as conversas. Lembre-se que tudo o que for feito ou comentado pode ser falado dentro da empresa e algumas posturas podem ser comprometedoras para a sua visibilidade profissional”, finaliza Correa. (Do www.bolsademulher.com)