Senado deve aprovar a Lei Geral da Copa, que transformará o Brasil em terra sem lei e puxadinho de quinta

Prova dos nove – Com discursos antagônicos que separam a base aliada e a oposição, o Senado Federal discute neste instante, em plenário, o projeto de lei da Câmara dos Deputados que cria a Lei Geral da Copa, um amontoado de artigos que serve apenas e tão somente aos interesses da FIFA. Quando assinou, em outubro de 2007, um compromisso com a entidade máxima do futebol mundial, Luiz Inácio da Silva deixou na Suíça a receita para vilipendiar a soberania brasileira. Não há o que reclamar, pois diz o ditado que aquilo que é combinado não é caro.

De nada adianta disparar contra a FIFA, quando o verdadeiro culpado é o irresponsável Lula. Nessa lambança que chega a irritar, muitos são os que ganharam e ganharão rios de dinheiro com essa genuflexão oficial. E esses rios não correrão apenas na direção da FIFA.

Por ocasião do anúncio de que o Brasil sediaria a Copa de 2014, o ucho.info foi claro ao afirmar que o País não tinha e não tem condições para abrigar um evento dessas proporções. Na época, Lula disse que torcíamos contra o Brasil, mas o nosso papel é analisar a realidade dos fatos com responsabilidade e fazer projeções sem qualquer gota de ufanismo. Se retratar a verdade é torcer contra, então o ucho.info está na torcida adversária.

Para o desespero do Palácio do Planalto, neste site não se tergiversa, não se faz jornalismo de encomenda, não se beneficia esse ou aquele. Nossa missão é defender os interesses de uma sociedade cada vez mais vilipendiada em seus direitos básicos.

Depois da crítica palaciana que recebemos, a bola da vez foi o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, que há anos ousou externar sua preocupação com os aeroportos brasileiros. Lula, por sua vez, abusou da deselegância e chamou Valcke, inominada e indiretamente, de “idiota”. Acontece que o executivo da FIFA de idiota nada tem.

No encontro que teve nesta semana com Valcke e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, confirmou uma notícia antecipada por este noticioso. Que o governo da presidente Dilma Rousseff, a mãe do PAC, pode usar os aeroportos militares para atividades civis durante a Copa. Ou seja, diante da reconhecida incompetência do PT no poder os segredos militares do País pouco importam.

Na mesma situação encontra-se o setor de hospedagem. À época do anúncio, Lula destilou promessas aos quatro cantos, uma vez que havia dito que o Brasil faria a melhor Copa de todos os tempos. A situação da hotelaria verde-loura é simplesmente vergonhosa. Nem mesmo durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) a rede hoteleira da capital fluminense será suficiente. Sempre lembrando que por ocasião do evento da ONU a Cidade Maravilhosa receberá um Maracanã de visitantes. Sendo assim, não é difícil imaginar o que acontecerá no Mundial de futebol.

A saída para mais esse gargalo da Copa será apelar à motelaria, que há muito vem dando suporte aos hotéis das grandes cidades brasileiras. Fora isso, os governantes já pedem às famílias para que recebam turistas em casa. Querendo ou não os palacianos, sempre magnânimos, o Brasil não passa de um puxadinho de quinta com dimensões continentais.