Câmara cobra do governo explicações sobre interferência na venda da Delta a frigorífico

Fala que eu te escuto – A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (16), requerimento de informações ao ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, que questiona a participação do governo na compra da Delta Construções, empreiteira que mais cresceu na era Lula, pela Holding J&F, controladora do frigorífico JBS/Friboi.

No documento, que tem como origem requerimento do líder do PPS, Rubens Bueno (PR), a Comissão também questiona Pimentel sobre a injeção de dinheiro público no negócio, já que o grupo frigorífico JBS recebeu mais de R$ 10 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A Delta Construções, como já largamente noticiado, está no centro das investigações sobre a organização criminosa comandada pelo contraventor goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal durante a Operação Monte Carlo.

“Nós queríamos a realização de audiência pública, mas a base do governo iria barrar. Aceitamos o acordo pelo pedido de informações, mas vamos trabalhar na CPMI do Cachoeira para aprovar as convocação, pois essa operação de compra e venda é a mais pura negociata”, ressaltou o líder do PPS, deputado Rubens Bueno, lembrando que os contratos da Delta com o governo federal estão sendo investigados pela Controladoria Geral da União. “E a empresa pode ser declarada inidônea. Qual o interesse da JBS em comprá-la, e usando dinheiro público?”, questiona o parlamentar.

Originalmente, Bueno solicitara audiência pública na Comissão com a participação do presidente do conselho de administração da J&F, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, do novo presidente da empreiteira, Humberto Junqueira Farias, do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e de um dos donos do frigorífico, o empresário José Batista Júnior, que na última semana declarou ter recebido o aval do Palácio do Planalto para concretizar o negócio.

“É incrível como a comissão de Fiscalização não fiscaliza nada. O regimento da Câmara é claro quando diz que o colegiado é responsável pelo acompanhamento contábil, financeiro e patrimonial da União. E a venda da Delta se encaixa perfeitamente nisso, já que o BDNES detém 31,4% da empresa”, criticou o líder do PPS.

Os deputados Fernando Francischini (PSDB-PR) e Vanderlei Macris (PSDB-SP) também apresentaram requerimentos de audiência pública sobre o caso, mas aceitaram o acordo que transformou as propostas da oposição em requerimento de informações ao ministro Fernando Pimentel.

Como de praxe, o Palácio do Planalto alegará desconhecimento do assunto e respostas evasivas e previamente produzidas pautarão as justificativas para um negócio que a cada dia torna-se mais nebuloso e suspeito. Até porque somente um empresário irresponsável compraria uma empresa que perde contratos milionários diariamente e está na alça de mira da polícia.