Obesidade afeta uma em cada doze pessoas no mundo e ameaça a saúde, alerta a OMS

Fechando a boca – Uma em cada doze pessoas ao redor do planeta corre o risco de sofrer infartos, de desenvolver doenças cardíacas e ter câncer em função da obesidade, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgão que integra o guarda-chuva da Organização das Nações Unidas (ONU).

O estudo, que analisou o modo de vida dos habitantes de 194 países, mostra que a hipertensão e o sobrepeso crescem à medida que aumenta a ingestão de gordura, açúcar e sal, assim como no vácuo da redução de exercícios físicos. O documento, com essa preocupante conclusão, deve ser divulgado nesta quarta-feira (16).

Segundo a OMS, o sobrepeso e a obesidade são definidos quando há acúmulo anormal ou excessivo de gordura no organismo, pondo em risco a saúde da pessoa. Os especialistas alertam para o fato de que o sobrepeso e a obesidade proporcionam sérios riscos à saúde, uma vez que são indutores de doenças consideradas crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

De modo geral, o sobrepeso e a obesidade são considerados um problema apenas em países de alta renda, mas informações complementares dão conta que esse cenário começa a ficar evidente nos chamados países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil.