39% dos internautas usam a internet para atividades diárias e 44% precisam das redes sociais para manter amizades

Ajuda cibernética – Nesta quinta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial da Internet. Aproveitando a data, a Norton, da Symantec, divulgou um estudo que mostra como as pessoas atuam na rede no Brasil. De acordo com os dados da pesquisa Norton Cybercrime Report 2011, o brasileiro passa em média 30 horas por semana conectado à rede mundial de computadores, número superior à média global, que é de 24 horas. Simultaneamente, 39% dos entrevistados no País alegam precisar da internet para realizar atividades diárias e 44% perderiam o contato com os seus amigos sem as redes sociais, ou seja, utilizam a internet para manter e resgatar seus contatos.

Somado a este contexto, a popularização dos celulares e tablets também contribui para a amplitude do acesso e compartilhamento dos conteúdos online. O Brasil já ultrapassou a barreira de 250 milhões de aparelhos móveis, o que significa que cada brasileiro possui mais de um equipamento desse tipo. Considerando que a internet está em qualquer lugar, as ameaças virtuais se apresentam em toda a rede e de formas distintas. A mais comum é o roubo de dados pessoais, com 28%, seguida pelo mapeamento/rastreamento do usuário, com 25%, segundo o último estudo da Symantec Internet Security Threat Report.

O número de armadilhas móveis difundidas por hackers aumentou drasticamente em um ano: de 163, em 2010, para 315, em 2011. Porém, diante destas incursões maliciosas, apenas 14% dos aparelhos estão imunizados com aplicativos de segurança, sendo que 36% dos usuários de plataforma móveis acessam à internet pelo aparelho, ou seja, mais suscetíveis aos perigos virtuais.

“A internet abriu possibilidades para que as pessoas se mantenham informadas e conectada, além de facilitar o dia a dia. Porém, infelizmente, também abriu precedentes para que cybercriminosos atuem de formas variadas com a finalidade de roubar dados, senhas, documentos e fotos”, ressalta a especialista em comportamento digital da Norton, Juliana Nemer. (Com informações do AdNews)