Nova tecnologia aumentará alavancagem dos investidores da Bolsa e controlará riscos

De olho no mercado – O sobe e desce da Bolsa exige que as corretoras acompanhem de perto os níveis de risco de seus milhares de clientes. Afinal, em questão de segundos, investidores podem ver seus investimentos “virarem pó”, especialmente aqueles que adotam estratégias de operação alavancadas tentando obter máxima valorização de suas carteiras de ativos. Quando um player de mercado não cumpre com suas obrigações financeiras, a corretora deve assumir, ainda que temporariamente, a cobertura das operações, de forma a não permitir que tal inadimplência se espalhe pelo mercado e contagie outros operadores e instituições.

De olho nesta necessidade de mercado e alinhada com as recomendações promovidas pela BM&FBOVESPA para o aumento do controle de risco por parte das corretoras, acaba de ser lançado o sistema CMA Risk Management, tecnologia pioneira no Brasil.

O sistema monitora em tempo real as variações de preços dos ativos que compõem as carteiras e garantias financeiras de cada investidor da corretora, permitindo que os assessores da instituição tomem as ações necessárias para evitar níveis de risco acima dos limites máximos permitidos para cada cliente. O sistema também controla as carteiras administradas pelos traders (assessores) da própria instituição evitando a exposição excessiva do seu patrimônio.

Através de uma tela semelhante ao radar utilizado na aviação, milhares de clientes da corretora podem ter suas posições facilmente monitoradas em tempo real, permitindo à instituição tomar as atitudes de controle que julgar necessárias, além de permitir que seus clientes fiquem mais alavancados e com maior segurança.

Além disso, todos os tipos de investimentos dos clientes da corretora são monitorados simultaneamente, nos mercados futuro, a vista, de moedas e de renda fixa, por exemplo. “É essencial monitorar o risco global de cada usuário, pois, muitas vezes, mesmo o cliente estando com lucro em um determinado tipo de operação, ele acaba sendo zerado pela corretora por estar correndo um alto risco em outro tipo de operação. Isto poderia ser evitado através de um gerenciamento simultâneo e em tempo real de todas as posições do investidor” ressalta Raphael Juan, Diretor de Produtos e Mercados da CMA.

O controle do risco em tempo real é fundamental não apenas para corretoras, mas também para o mercado como um todo. “Existem muitos exemplos no mundo, em que fundos e instituições que tiveram grandes perdas devido à falta de gestão do risco global assumidos por suas equipes de operadores. Em muitos destes casos os problemas ampliaram-se para outras instituições do mercado”, completa Juan.

O CMA Risk Management é parte do projeto da família de produtos CMA Pro Solution na qual foram investidos R$ 53 milhões, nos últimos 34 meses de trabalho. Fundada em 1973 e com clientes em 35 países, a CMA é uma multinacional brasileira, líder, no Brasil e América Latina, em sistemas de informação, gerenciamento e execução de ordens de negociação eletrônica nos mercados financeiros e de commodities.