Falta de vagas em hotéis do RJ empurra participantes da Rio+20 para cidades da Região dos Lagos

Caos anunciado – Em outubro de 2007, quando a FIFA anunciou que o Brasil sediaria o Mundial de 2014, o então presidente Luiz Inácio da Silva disse que o País realizaria a melhor Copa de todos os tempos. À época, o ucho.info afirmou que tratava-se de ufanismo desmedido por parte de Lula, que nos acusou de torcer contra o Brasil e os brasileiros. Diferentemente da acusação do ex-presidente, o nosso compromisso é com a verdade, na maioria das vezes extraída da análise dos fatos. Ou seja, aquilo que aqui afirmamos é extrato da realidade.

Um dos grandes gargalos da Copa de 2014 será a hospedagem dos turistas interessados em acompanhar os jogos da competição, pois a hotelaria nacional há muito opera aquém da demanda. Sem investimentos no setor, faltará vagas nos hotéis situados nas cidades-sede da Copa.

Para confirmar o fiasco que se anuncia em termos de hospedagem, o governo federal tem solicitado que famílias brasileiras recebam em suas casas os turistas que serão atraídos pela Copa do Mundo e também pelos Jogos Olímpicos de 2016.

A situação será facilmente comprovada durante a Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), quando a capital fluminense receberá quantidade de turistas que corresponde à lotação do Estádio Mário Filho, o popular Maracanã. Até semanas atrás, os hotéis do Rio de Janeiro estavam com as reservas esgotadas para o período do evento da ONU, sendo que a saída encontrada pelos participantes foi procurar vagas nos motéis da cidade, que nos últimos anos têm atuado como estepe da hotelaria.

Acontece que os motéis do Rio de Janeiro também já não têm vagas disponíveis para o período da Rio+20, o que levou alguns empresário do setor hoteleiro de outras cidades a aproveitarem a oportunidade que se apresenta. Hoteis e pousadas da chamada Região dos Lagos têm oferecido pacotes de hospedagem com direito a transporte diário para o Rio de Janeiro, o que se configura em absurdo, pois a distância entre o Rio de Janeiro e Armação dos Búzios, por exemplo, é de 182 km.

Isso ratifica a tese de que a Copa do Mundo no Brasil será um enorme fiasco, mas por certo até lá os brasileiros já terão as promessas messiânicas de Luiz Inácio da Silva.