Dilma tenta minimizar a trapalhada de Lula, que posará de vítima no programa do apresentador Ratinho

(Foto: Ueslei Marcelino - Reuters)
Operação abafa – Dilma Rousseff negou, por meio de nota divulgada na quarta-feira (30), que no dia anterior tratou com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, sobre o entrevero envolvendo o antecessor Lula e Gilmar Mendes, mas a queda de braço entre ambos foi o cardápio principal do encontro palaciano.

Por mais que Dilma queira esconder a verdade, o assunto tem sido comentado à boca pequena no Palácio do Planalto, que despachou os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Marcelo Crivella (Pesca e Aquicultura) para um encontro com Lula, em Brasília, ocasião em que prestaram apoio ao ex-metalúrgico.

Enquanto o silêncio impera nos corredores palacianos, por ordem de Dilma, muitos integrantes do governo reconhecem nos bastidores que a chantagem de Lula contra o ministro Gilmar Mendes foi desastrosa, podendo ter consequências imprevisíveis no julgamento do Mensalão do PT.

Depois de se fazer de vítima em evento realizado na noite de quarta-feira em Brasília, Lula participará nesta quinta do programa do apresentador Ratinho (Carlos Massa), quando falará sobre o tema em um programa no qual suas mentiras serão transformadas em verdades facilmente consumidas pela porção incauta da sociedade.

A operação abafa deflagrada por Dilma ainda está em curso e decorreu da possibilidade de uma crise institucional se instalar entre os poderes Executivo e Judiciário. Mesmo assim, a presidente terá de enfrentar a crise que surgiu na CPI do Cachoeira e colocou em situação de estranhamento o PT e o PMDB.