Alta do dólar interfere no setor de alimentos e brasileiro já paga mais caro pelo pão de todo dia

Para cima – Confirmando notícia publicada pelo ucho.info na edição do dia 23 de maio, o sagrado e tão necessário pãozinho de cada dia já está mais caro, informou em nota a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

De acordo com a entidade, o aumento médio é de 5%, decorrente do impacto da valorização do dólar. Segundo o presidente da Abip, Alexandre Pereira, as panificadoras nos últimos dias passaram a pagar mais caro pela farinha de trigo. “As padarias serão forçadas a repassar pelo menos parte da alta dos preços da farinha, que já estão sendo praticados. Na semana passada, moinhos da região Nordeste, por exemplo, já anunciaram reajustes de 10% a 12% sobre os preços da farinha de trigo”, disse Pereira.

Cálculos da indústria moageira mostram que a repentina valorização da moeda norte-americana fez com que a tonelada do trigo um aumento de quase US$ 40.

O presidente da Abip lembra que a alteração do preço do pão não será maior por causa da prorrogação, por parte do governo federal, da isenção do PIS e do Cofins que incidem sobre produtos derivados do trigo. A situação deve permanecer assim por muito tempo, pois 50% do trigo em grão necessário para moagem no Brasil é importado.