Pedro Simon: “Desistência de compra da Delta comprova necessidade de uma devassa na empresa”

Lupa na mão – O senador Pedro Simon (PMDB-RS) insistiu nesta sexta-feira (1) na necessidade de uma devassa na Delta Construção, empreiteira que mais cresceu na era Lula da Silva e que detém o maior número de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em discurso no qual alertou para o aprofundamento da crise ética e de risco para as instituições democráticas, Simon se disse surpreendido com a complacência do Palácio do Planalto diante do impasse que recobre a empresa.

“O presidente do BNDES deveria ter alertado sobre o negócio suspeito, já que o banco estatal é sócio da JBS, empresa que anunciou a compra da Delta por R$ 1,00. A desistência do negócio, depois de anunciada a quebra de sigilo da construtora, lança mais sombras de dúvida sobre a empresa”, afirmou o senador gaúcho.

Na tarde desta sexta, o grupo J&F, controlador do frigorífico JBS Friboi, anunciou que desistira da compra. Como noticiou o ucho.info em várias ocasiões, soava estranho o fato de um grupo econômico bem sucedido adquirir uma empresa que está sob investigação da Polícia Federal, vem perdendo seguidamente contratos milionários e está prestes a receber o rótulo de inidônea, o que a impedirá de realizar negócios com o governo federal.

Por outro lado, estranho também era o fato de a Delta ser negociada por R$ 1. Por mais excêntrico que seja, o empresário Fernando Cavendish não chegou ao ponto de rasgar dinheiro. O anunciado valor do negócio era pró-forma , pois a empresa, mesmo estando do olho do furacão, tem a receber muito dinheiro em quase todo o País.

Força-tarefa

O senador Pedro Simon há muito defende a criação de uma força-tarefa para investigar a Delta, com a participação da Polícia Federal, Ministério Público, COAF, Receita Federal, Controladoria Geral da União (CGU e Interpol, “pois há suspeita de lavagem de dinheiro no exterior”. E seria exatamente no exterior que aconteceria o pagamento pela venda da empresa.

A última ação que os palacianos querem ver em curso é uma devassa na Delta, pois investigações mais profundas e minuciosas certamente derrubariam governos de diversos estados, começando pelo Rio de Janeiro. Ademais, a Delta não cresceu de forma meteórica na era Lula apenas porque Fernando Cavendish é simpático ou patrocina festas nababescas em Paris e outras badaladas cidades europeias.