PPS recorrerá à Justiça Eleitoral contra exibição de entrevista de Lula com Haddad no SBT

Efeito colateral – a O diretório paulista do PPS anunciou que ingressará no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a participação do ex-presidente Luiz Inácio da Silva e de Fernando Haddad no “Programa do Ratinho”, do apresentador Carlos Roberto Massa, levado ao ar na noite de quinta-feira (31) pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).

Em nota, o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (SP), considera que Lula “dá uma demonstração ao país de seu total desprezo pelas leis e pelo estado de direito” e critica o empresário Silvio Santos, dono da emissora, pelo favor prestado ao PT ao arrepio da legislação eleitoral, no âmbito das eleições municipais proíbe propaganda eleitoral gratuita antes de 24 de agosto.

Como informou o ucho.info na manhã desta sexta-feira (1), Lula novamente posou de vítima, dramatizando ao máximo o tratamento contra um câncer na laringe a que se submeteu, apenas para tentar garantir um melhor desempenho de Fernando Haddad em sua campanha rumo à prefeitura paulistana. Haddad, que tem irrisórios 3% de intenção de voto, continua agindo como um ventríloquo do ex-presidente, pois até agora não apresentou qualquer proposta aos eleitores da maior cidade brasileira que não tivesse alguma referência aos governos de Lula e Dilma Rousseff.

Confira abaixo a nota divulgada pelo PPS

“Mais uma vez, o ex-presidente Lula dá uma demonstração ao país de seu total desprezo pelas leis e pelo estado de direito. Ao levar seu candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, ao programa do Ratinho, no SBT, Lula não procurou nem mesmo fingir seu claro propósito: fazer propaganda eleitoral antecipada a favor de seu escolhido. Mas o fato de isso ter acontecido em um canal de televisão aberto torna a situação ainda mais grave.

Nunca é demais lembrar, e por isso é tudo tão previsível, que o senhor Sílvio Santos – o célebre dono do canal de televisão em tela ex-controlador do Banco PanAmericano – quisesse agraciar o ex-presidente que tanto o ajudou.

Apresentei um projeto de lei que acaba com o conceito de propaganda extemporânea. Mas enquanto esse projeto não for aprovado, o que o ex-presidente e seu candidato – com o auxílio do SBT – fizeram é um ilícito eleitoral. A lei não permite que um pré-candidato, acompanhado de seu principal cabo eleitoral, transforme um programa de televisão em um palanque de campanha.

O Diretório do PPS de São Paulo está ingressando com medida judicial no Tribunal Regional Eleitoral para que mais uma desfaçatez do ex-presidente Lula seja exemplarmente punida. A igualdade entre os candidatos a prefeito está ameaçada. Esperamos que a Justiça Eleitoral cumpra o seu papel com o rigor que o caso exige.

Brasília, 1º de junho de 2012.

Roberto Freire
Presidente do PPS”