Grupo J&F desiste da Delta e CPI do Cachoeira deve romper a semana com combustível extra

Castelo de areia – O grupo J&F, controlador do frigorífico JBS Friboi, desistiu nesta sexta-feira (1) da compra da Delta Construção, empreiteira com o maior número de contratos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e denunciada pela Polícia Federal de fazer parte do esquema criminoso comandado pelo contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Em 9 de maio passado, logo após os primeiros efeitos da Operação Monte Carlos, da PT, recrudescidos pelas fotos de festas nababescas patrocinadas pelo empresário Fernando Cavendish ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, o J&F anunciou que assumiria a gestão da empreiteira que mais cresceu na era Lula.

A decisão final sobre a compra da Delta estava na dependência de uma auditoria, mas apenas um incauto é capaz de despertar interesse por uma empresa que é alvo de investigações da Polícia Federal e que diariamente vem perdendo contratos milionários.

Como noticiou o ucho.info em 25 de maio, informações privilegiadas sobre a política de juros adotada pelo governo federal pode ter facilitado a pré-negociação. Há dias, peã segunda vez em pouco mais de um mês, surgiu nos bastidores do mercado financeiro, em São Paulo, que a eventual compra da Delta poderia sair quase de graça para o grupo econômico do empresário José Batista Júnior.

Em 2011, o Banco Original (resultado da fusão do Banco Matone e do Banco JBS), pertencente ao grupo J&F, reforçou seu lucro com operações no mercado de derivativos, no qual são negociados, por exemplo, contratos futuros de taxas de juro, de câmbio e de boi gordo. A informação que correu pelo mercado é que repentinamente o Original voltou a lucrar com derivativos, possivelmente por ter se valido de informações privilegiadas sobre a decisão do governo federal de reduzir as taxas de juro, no vácuo da queda da Selic.

Nas operações do ano passado, o Banco Original lucrou com derivativos principalmente no terceiro trimestre, sendo que em agosto o Comitê de Política Monetária do Banco Central surpreendeu o sistema financeiro ao reduzir de forma inesperada a taxa básica de juros (Selic) de 12,5% para 12% ao ano. Situação que pode ter se repetido recentemente, na esteira do anúncio da intenção de compra da Delta pelo grupo da família Batista.

Vale lembrar que, também em 2011, o Banco Original recebeu um aporte financeiro do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) no valor de R$ 850 milhões. O FGC é “uma entidade privada, sem fins lucrativos, que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores, que permite recuperar os depósitos ou créditos mantidos em instituição financeira, em caso de intervenção, de liquidação ou de falência”.

O anúncio da desistência da compra da Delta Construção, por parte do grupo J&F, coloca o governador do Rio de Janeiro novamente no olho do furacão, depois que integrantes da CPI do Cachoeira rejeitaram a convocação do chefe do Executivo fluminense, que no Congresso teria que dar explicações sobre sua relação com o empresário Fernando Cavendish, que há muito fatura de maneira exorbitante nos domínios de Sérgio Cabral Filho.