Homenagem a advogado paulista mostra que o Direito é o esteio da democracia

Prêmio merecido – No momento em que a Justiça e o Direito estão sob o açoite da opinião pública por causa dos indesejáveis desdobramentos da CPI criada para investigar a rede de relacionamentos do contraventor Carlinhos Cachoeira, o País teve recentemente um momento de alívio, quando profissionais do mundo jurídico nacional foram homenageados com os troféus “Dom Quixote de La Mancha” e “Sancho Pança”, duas conhecidas premiações.

A homenagem aos operadores do Direito que atuam tendo como primazia a defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania, aconteceu no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, e contemplou autoridades e renomados advogados, entre eles Antonio Augusto de Souza Coelho (na foto ao lado do ministro Marco Aurélio Mello), nome conhecido e respeitado nos mais diversos tribunais brasileiros.

Durante o evento – que contou com a participação dos ministros Carlos Ayres Britto (STF) e Ari Pargendler (STJ), Alvaro Luiz Pinto (STM) e Ives Gandra da Silva Martins Filho (TST) – a saudação aos homenageados coube ao chanceler da “Confraria Dom Quixote”, o ex-senador Bernardo Cabral, que explicou que a homenagem se deve ao fato de os escolhidos terem alcançado com reconhecido e inequívoco êxito os cinco princípios pregados por Miguel de Cervantes em sua obra “Dom Quixote de La Mancha”, escrita há quatro séculos. De acordo com o ex-senador, ética, moralidade, dignidade, justiça e defesa dos direitos da cidadania são preceitos indispensáveis na guerra contra a miséria, desigualdade e corrupção.

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, em São Paulo, Antonio Augusto de Souza Coelho é Mestre em Direito Civil e Agrário pela Faculdade de Direito da USP. Com sólida formação acadêmica e reconhecida experiência na condução de contenciosos judiciais e arbitrais, o advogado coleciona inúmeros e notáveis casos de sucesso, muitos dos quais com repercussão nacional e internacional.

Muito além da sua reconhecida competência como advogado, Antonio Augusto Coelho é um ser humano de qualidades inenarráveis. Sempre consciente de seu papel como integrante de uma sociedade livre e plural, Coelho jamais abandona o seu compromisso com a ética e os direitos do cidadão.