Médicos garantem que Lula está curado, mas antes de cinco anos qualquer afirmação é loteria

(Foto: Ueslei Marcelino - Reuters)
Bola de cristal – Internado desde quarta-feira (13) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de exames de checagem da laringe, o ex-presidente Luiz Inácio da Silva teve alta nesta quinta, após cirurgia para a retirada do cateter utilizado durante o tratamento contra o câncer. Os exames não apontaram qualquer resquício do tumor na laringe, o que permitiu que os médicos afirmassem que Lula está curado.

De acordo com a assessoria do Instituto Lula, a internação do ex-metalúrgico estava pré-agendada e faz parte da rotina do acompanhamento e reavaliação periódica a qual terá de se submeter nos próximos meses. O câncer na laringe foi detectado em outubro de 2011 e o tratamento foi concluído em março passado.

Para vencer esse mal, o ex-presidente Lula teve à disposição a melhor equipe médica do País, cuja competência não pode ser contestada em qualquer hipótese, mas não se pode garantir a cura de um paciente que se livrou de um câncer antes de pelo menos cinco anos, período em que eventualmente ocorrem recidivas.

O tratamento do ex-presidente, por questões óbvias, foi cercado de muito segredo, pois em jogo está um projeto de poder do PT que depende fundamentalmente da popularidade de Lula. Divergências políticas à parte, o melhor que os brasileiros podem fazer é torcer para que a recuperação do ser humano Luiz Inácio se confirme com o passar do tempo, pois o político Lula tem muito a explicar à nação, começando pelos escândalos de corrupção que abafou durante seus dois governos.

Resumindo, o máximo que se pode dizer é que até então o ex-presidente está curado, cabendo futuro somente ao Criador.