Sem sub-relatorias, CPI do Cachoeira se afasta do foco das investigações e permite que o PT crie factóides

Tudo combinado – Em sessão marcada pela ausência de quatro testemunhas, convidadas para falar na Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a teia de relacionamentos do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlos Cachoeira, a sessão desta terça-feira (3) foi suspensa sem que qualquer pessoa fosse ouvida. Esses vácuos no trabalho da Comissão decorrem da decisão do relator de não permitir a criação de sub-relatorias, a exemplo do que ocorreu na CPI dos Correios, em 2005.

O não desmembramento das investigações por parte do relator, Odair Cunha (PT-MG), que cumpre ordens de Lula e José Dirceu, faz com que a CPI do Cachoeira distancie-se cada vez mais do seu foco. Na realidade, a CPI só foi criada com o incentivo irresponsável de Lula, cujo objetivo era atingir o governador Marconi Perillo, de Goiás, primeiro parlamentar a alertar sobre a existência do esquema de corrupção que ficou nacionalmente conhecido como Mensalão do PT.

Com a chegada do prefeito de Palmas, o petista Raul Filho, no olho do furacão da CPI do Cachoeira, a tendência é que o PT e a base aliada apontem as investigações na direção oposta ao que pretende a oposição, que quer ouvir o ex-diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot, e o empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construção. Mesmo assim, não está descartada a hipótese de o PT, para salvar companheiros estrelados, atire o prefeito da capital tocantinense aos leões.

Como a divulgação do vídeo sobre o encontro entre Cachoeira e Raul Filho assustou principalmente os petistas e foi considerada como uma mensagem cifrada do contraventor goiano, que tem na sua videoteca um cipoal de provas, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), vice-presidente da CPI, tratou de criar um factóide e pediu ajuda à Interpol para investigar o empresário da jogatina, que teria empresas e cassino no exterior.

Trata-se de mais uma jogada rasteira do PT, que intenta criar uma cortina de fumaça para que companheiros e aliados consigam escapar dos tentáculos da investigação, que se for levada às últimas consequências pode com facilidade derrubar a República.