Final da Libertadores poderia ser um teste da cidade de SP para a Copa, mas autoridades perderam a chance

Batendo cabeça – A final da Copa Libertadores da América, entre Corinthians e Boca Juniors, poderia ser um teste para a cidade de São Paulo, que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014, inclusive a abertura do evento, mas as autoridades paulistanas deixaram escapar a oportunidade.

Marcada para acontecer no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, Na Zona Oeste da cidade, a partida exigirá dos agentes de trânsito o bloqueio de muitas ruas no entorno do local do confronto entre brasileiros e argentinos. As medidas adotadas, que deveriam ser anunciadas com antecedência, foram divulgadas somente na noite de terça-feira (3), impedindo que as pessoas se programassem para escapar do trânsito e dos necessários bloqueios.

Em relação ao transporte público, poucas informações foram divulgadas, sendo que o Metrô funcionará até a meia-noite, como de costume. Acontece que a partida entre Corinthians e Boca Juniors, por exigência da Rede Globo, começará às 22 horas e na melhor das hipóteses terminará nos primeiros minutos da quinta-feira (5), já considerado o tempo para a entrega do troféu ao campeão e as devidas comemorações. Se a disputa for decidida na cobrança de pênaltis, depois de realizada a prorrogação, o jogo deve terminar depois da 1 hora da manhã.

Não é novidade que o Metrô é o principal meio de transporte público da maior cidade brasileira, mas um evento como a final da Libertadores não foi suficiente para sensibilizar os técnicos da empresa, que deveria excepcionalmente estender o horário de operação para atender os torcedores que deixarão o Pacaembu no começo da madrugada.

Durante a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, as autoridades da Cidade do Cabo implantaram um sistema de transporte público, em operação até hoje, que de acordo com o ingresso adquirido o torcedor deveria embarcar em um ônibus específico e em determinado bairro. Ao chegar ao estádio, o torcedor não tem de caminhar de um lado para o outro até alcançar o local em que assistirá às partidas.

No tocante aos ingressos, mesmo com a venda pela internet, os cambistas estão ao redor do Pacaembu cobrando dos torcedores mais de R$ 1 mil por um lugar na arquibancada.

A falta de sensibilidade e de planejamento dos envolvidos na final da Libertadores (Corinthians, CBF e prefeitura de São Paulo) mostra o que deve acontecer durante a Copa de 2014.