Chef Carolina Perez dá a receita do hambúrguer que ela faz na própria casa

Água na boca – Nove entre dez chefs de cozinha não têm suas predileções gastronômicas entre as receitas que preparam para seus clientes mundo afora. A constante evolução da gastronomia exige pesquisa de novos ingredientes e combinações inimagináveis, mas aquilo que alguns cozinham para si mesmos é de paladar inesquecível.

Uma das grandes promessas da gastronomia brasileira, a chef Carolina Perez traz a receita de um hambúrguer que ela, como carnívora confessa, faz costumeiramente em casa. “Adoro variar cardápio e acabo substituindo o bom e velho bifinho do dia a dia por essa delícia de hambúrguer”, diz Carol.

De acordo com a chef Carolina Perez, o passo a passo é muito simples e o resultado é espetacular. Mãos à obra e ótimo apetite!

Ingredientes

500 g de carne moída (usei patinho, mas pode ser picanha, contra filé, etc.)
1 ovo inteiro
1 xícara (chá) de sopa de cebola (Knorr)
1/2 cebola picadinha
1 colher (chá) cheiro verde (ou outras ervas)
100 g de bacon picadinho
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo

Em uma tigela misture todos os ingredientes com as mãos, exceto o azeite. Divida a massa em partes iguais. Com as mãos faça bolinhas com cada parte e aperte-as formar hambúrgueres bem redondos. Coloque metade do azeite de oliva numa frigideira antiaderente e leve ao fogo médio. Quando estiver quente, coloque o hambúrguer para dourar por 2 minutos de cada lado. Se for congelar, envolva-os em “plástico filme” e leve ao freezer.

Sobre Carolina Perez

Natural de Araçatuba, mas radicada em São Paulo, a chef Carolina Perez é uma das grandes revelações da gastronomia brasileira. Ela passou, acreditem, pela assessoria jurídica do governo do Estado de Mato Grosso antes de emprestar aos fogões a sua incontestável criatividade como “apaixonada pela gastronomia”, título que ela própria se dedica e classifica como clichê.

Depois de um curso na capital paulista e estágio no “Le Poème Bistrô”, Carolina Perez partiu para Madrid, onde passou pelo descolado gastrobar La Gabinoteca, cujo lema é “comer e viver”. Foi também na capital espanhola que Carolina Perez conheceu o mundo mágico da cozinha molecular, no elegante restaurante La Terraza del Casino e sob a batuta do chef Paco Roncero.

De volta à Pauliceia Desvairada, Carolina tem dividido a sua concorrida agenda entre pequenos eventos, onde atua com maestria como “personal chef”, e o Brasil a Gosto, melhor restaurante de cozinha brasileira de São Paulo.