Chef Mario Martini, do restaurante Antonietta, dá a receita de “polenta cremosa com ragu de linguiça”

Convite ao prazer – Para aqueles que moram em regiões do País onde o frio não tem dado trégua, aqui vai uma receita interessante que dá água na boca e com boa dose de certeza aquece. Responsável por pilotar os fogões do Antonietta, charmoso e imperdível restaurante localizado no bairro de Higienópolis, o chef Mario Martini sugere “polenta cremosa com ragu de linguiça calabresa”.

Com cozinha de inspiração italiana e receitas que são verdadeiras viagens no tempo, o Antonietta reforçou sua equipe de alquimistas dos fogões com a chegada do chef Arthur Sauer, que agora faz dupla com Martini.

Aos que gostam da boa comida e cultivam alguma intimidade com o universo da gastronomia, mãos à obra. Se você é adepto do quanto mais fácil melhor, o Antonietta fica na Rua Mato Grosso, 402, no tradicional bairro paulistano de Higienópolis. Reservas pelo telefone (11) 3214-0079. E bom apetite!

Polenta cremosa com ragu de linguiça calabresa

Ingredientes

6 tomates sem casca e sem semente
7 xícaras de chá de água
1 colher de sopa de sal
1 3/4 xícara de chá de fubá
1 kg de lingüiça calabresa fresca picada
1 cebola média picada
4 xícara de café de vinho tinto
1 colher de café de erva-doce
4 colheres de sopa de azeite
Salsinha picada a gosto

Modo de preparar

Para a polenta: Ferva a água com o sal. Adicione o fubá em forma de chuva, mexendo sem parar e com a água sempre fervendo. Quando o fubá já estiver todo na panela, mexa com uma colher de cabo longo, de baixo para cima. Continue mexendo, por 45 minutos, até soltar das paredes. Desligue o fogo e reserve.

Para o ragu de calabresa

Em uma caçarola, refogue a cebola e junte a calabresa. Frite por alguns minutos e adicione as sementes de erva-doce e o vinho. Deixe evaporar e junte os tomates, em fogo baixo. Ajuste o sal e cozinhe por aproximadamente 15 minutos. Servir sobre a polenta quente.