Líder do PPS diz que governo da presidente Dilma maquia balanço do PAC para esconder incompetência

Cortina de fumaça – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) disse na última sexta-feira (27) que o balanço do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), divulgado com “estardalhaço” pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, atesta a incompetência do governo em investir em infraestrutura.

“Este balanço reafirma a incompetência do governo como planejador e gestor. A execução é lenta, obras no setor dos transportes, fundamentais para alavancar o desenvolvimento do país, continuam a passos de tartaruga”, criticou Bueno.

O parlamentar se refere a empreendimentos considerados prioritários como a ferrovia Transnordestina, que prevê a ligação entre os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco. Rubens lembra que quando foram lançadas, no governo Lula, a meta era entregar os primeiros trechos dessas em 2010, mas, pelo balanço, “sabe-se lá quando ficarão prontas”.

Para ele, apesar do aumento de desembolsos, os últimos números do PAC demonstram que a presidente Dilma Rousseff está mais preocupada em inflar o “Minha Casa, Minha Vida”, um programa de visibilidade eleitoral, do que resolver os graves problemas estruturais do país.

De acordo com o balanço, o governo injetou este ano R$ 326, 3 bilhões em obras do PAC, sendo que praticamente a metade (R$ 123 bilhões) deste valor foi aplicado no programa habitacional. Vale ressaltar ainda que o Minha Casa, Minha vida trata-se apenas de uma nova roupagem, com pequenas modificações, dos programas habitacionais que já eram oferecidos pela Caixa.

“Esse balanço não é confiável, pois a preocupação do PT não é prestar contas à sociedade, mas maquiar números para servir à propaganda e a interesses eleitoreiros”, finalizou Rubens Bueno.