Mercado em explosão – A navegação 3G cresceu 118% desde junho do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). A banda larga, fixa e móvel, registrou um crescimento de 73%, entre junho de 2011 a junho deste ano.
Segundo a Telebrasil, a banda larga fixa cresceu 11,3%, nos últimos doze meses, já o número de usuários móveis dobrou o acesso, no mesmo período. Ou seja, foram mais de 12 milhões de usuários que navegaram por meio do modem e 46,5 milhões pelos smartphones. A associação ainda divulgou que houve crescimento de mais de 30 milhões de novas conexões.
Esses números, impressionantes, diga-se de passagem, explicam o colapso da telefonia celular no País. Depois suspender temporariamente a venda de novas linhas e chips de três operadoras (Claro, Oi e TIM), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi pressionada pelas empresas para rever a decisão. A pressão teve como desculpa a proximidade do Dia dos Pais, que será comemorado no próximo dia 12 de agosto.
A Anatel aceitou os planos de investimentos das operadoras, atrelados a compromissos, mas isso não significa que o usuário de celular ficará livre dos problemas imediatamente.