Professor e ex- aluno da Fundação Getúlio Vargas lançam livro de finanças pessoais

Be-a-bá do dinheiro – do O ex-aluno da FGV, Fábio Sousa e o professor da Escola de Economia de São Paulo (EESP-FGV), Samy Dana, lançam o livro: “Como passar de devedor para investidor – um guia de Finanças Pessoais”. A obra educa os leitores para a administrarem o próprio bolso. Com uma linguagem clara, exemplos e planilhas a educação financeira é detalhada desde o entendimento da composição dos rendimentos, identificação de gastos principais e pequenos até a diversificação de investimentos.

De acordo com Sousa e Dana, é imprescindível administrar os gastos principais, analisá-los e melhorá-los, pois eles representam mais de 50% dos rendimentos. Como exemplo, o professor Samy cita um almoço de R$ 20,00 de segunda a sexta-feira que gera nada menos que gasto de R$ 5,2 mil por ano.

Pagar contas em dia, guardar os comprovantes de gastos para identificar os “pequenos” gastos faz toda a diferença no orçamento. “Após anos de consultoria sobre finanças, percebemos que o problema mais comum é que as pessoas não sabem com o que gastam o dinheiro que ganham (…) há gastos pequenos que não damos muita importância no dia a dia. Porém, quando somados, representam valores significativos”, ressaltam os autores.

Organizar as finanças também é outro aspecto relevante. Ao longo do livro as planilhas com exemplo de classificação de despesas, com orçamento semanal e mensal podem ajudar como base para a criação de um modelo que se encaixe no perfil do leitor.

A diversificação de investimentos também é tema de aprofundamento. Quais aplicações são mais indicadas para cada perfil? Como se dá o rendimento de capital? Quais riscos de cada investimento?
De forma geral, o livro “Como passar de devedor para investidor – um guia de Finanças Pessoais” apresenta os principais elementos para uma vida financeira sadia e próspera, partindo de elementos básicos aos mais complexos, com linguagem clara, envolvente e prática. Para tornar-se um investidor ou um simples administrador consciente do próprio bolso basta começar pelos temas abordados ao longo da obra.

Sobre os autores

Fábio Sousa é sócio diretor da FTN – www.ftnconsultoria.com.br, empresa focada em consultoria de finanças pessoais e consultoria empresarial. Tem vasta experiência em empresas multinacionais e MBA de Finanças Corporativas pela Fundação Getulio Vargas.

Samy Dana possui graduação e mestrado em Economia, doutorado em Administração pela EAESP e Ph.D in Bussiness Administration. Atualmente, é professor de carreira na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Associate Dean, International Affairs da EESP.