Crise avança a passos largos e já compromete a realização de importantes eventos culturais

Visão obtusa – Não faz muito tempo, o ucho.info alertou para a possibilidade de a crise econômica afetar a área cultural, comprometendo a realização de shows, exposições, peças teatrais e outros eventos. De início a preocupação do setor estava focada em artistas internacionais, pois a desvalorização do Real frente à moeda norte-americana encareceria a contratação de estrelas da música, por exemplo.

Independentemente do momento da economia, alguns conhecidos artistas confirmaram apresentações no Brasil, mas os preços dos ingressos são no mínimo proibitivos. O que não significa que o talento de cada um desses artistas deva ser desconsiderado.

Mas a preocupante situação da economia brasileira, que os palacianos fingem ignorar, começa a fazer vítimas no universo da cultura nacional. O projeto de levar ao Auditório Ibirapuera um tributo à cantora Nara Leão (1942-1989), em outubro deste ano, quando a artista completaria 70 anos, foi adiado por falta de patrocínio. Responsável pela organização do evento, Rafael Cortez diz que as empresas procuradas gostaram do projeto, mas alegaram que não há mais dinheiro para patrocínio em 2012. A saída foi transferir a homenagem para o próximo ano.

O objetivo do projeto é reunir pelo menos quinze cantoras conhecidas do público para interpretar o repertório de Nara Leão. Entre as cotadas estão Fernanda Takai, Ivete Sangalo, Sandy, Mallu Magalhães, Mariana Aydar, Roberta Sá, Fabiana Cozza, Luiza Possi, Luciana Mello e Badi Assad, entre outras.

Diferentemente do que espera o Palácio do Planalto, que aposta suas fichas na alta da demanda interna para minimizar os efeitos da crise, o consumidor continua mudando o comportamento na hora da compra. Na seara da alimentação, por exemplo, supermercados sentiram a mudança e foram obrigados a criar promoções, sob pena de produtos encalharem nas prateleiras. E essa mudança de hábito ocorreu por conta do endividamento recorde das famílias, que acreditaram nos apelos do então presidente Lula e partiram para as compras.

Quando patrocinadores desistem de financiar projetos culturais é porque a crise é muito maior do que se imagina e a expectativa em relação ao futuro não é das melhores. Fosse o cenário diferente do que se apresenta, a homenagem à cantora Nara Leão aconteceria na data prevista.