TIM acata sugestão da Anatel e anuncia sistema para não cobrar chamadas refeitas

Saindo na frente – Como noticiou o ucho.info, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sugeriu que chamadas refeitas em intervalo máximo de dois minutos devem ser consideradas pelas operadoras de telefonia celular como sendo a mesma ligação.

A sugestão surge no vácuo de denúncia formulada por este noticioso há anos e que nas últimas semanas ganhou corpo com as reclamações dos usuários de celular, descontentes com as constantes interrupções das chamadas. A TIM, alvo principal das reclamações, acatou a proposta e anunciou que o método será implantado na próxima semana.

Seis estados do Nordeste foram escolhidos pela companhia para a implantação do benefício: Alagoas, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Ainda segundo a TIM, até o final de setembro o benefício será estendido para os outros estados.

Créditos dos pré-pagos

Outro tema importante destacado largamente pelo ucho.info e que deve ser analisado com urgência pela Anatel diz respeito à validade dos créditos dos celulares pré-pagos. Com aproximadamente 90% dos celulares do País – são mais de 200 milhões de linhas em funcionamento – habilitados na modalidade pré-pago, as operadoras aproveitam a expiração da validade dos créditos para exigir dos usuários nova recarga, o que viabiliza o uso do saldo restante. Do contrário, o usuário perde o valor pago e corre o risco de ficar sem o número de telefone. Em qualquer minimamente civilizado esse tipo de prática não teria sequer prosperado, pois sob a interpretação rasa do Direito é extorsão oficializada.