Enquanto Dilma anuncia privatização de estradas e ferrovias, trecho gaúcho da BR-101 é uma ode ao caos

Conversa fiada – Assim como o empresariado, a parcela incauta da população está encantada com a decisão da presidente Dilma Rousseff de privatizar rodovias e ferrovias. Lamentavelmente, o povo não consegue compreender que o anúncio, que chegou com atraso e contraria os discursos petistas, é uma sonora confirmação da já conhecida incompetência do governo do PT, que desde 2003 vem abusando da pirotecnia para manter em voga o ufanismo oficial.

A prova maior dessa incompetência do governo pode ser facilmente conferida nas obras de duplicação da BR-101, no trecho que liga os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde muitas vidas foram ceifadas. Durante sua quase interminável passagem pelo Palácio do Planalto, o então presidente Luiz Inácio da Silva visitou as obras da BR-101, participou de solenidades locais, deixou-se fotografar ao lado dos funcionários e deu entrevistas recheadas marcadas pela mitomania. Ações meramente eleitoreiras, pois até agora a obra não foi concluída.

No trecho entre as cidades gaúchas de Osório e Torres (88,5 km), inaugurado há dezoito meses e liberado para o tráfego, buracos e remendos se acumulam após investimento de R$ 1,2 bilhão. Uma das explicações apresentadas para o problema é que a camada de asfalto utilizada nesse trecho tem onze centímetros a menos do que o padrão de qualidade adotado em países como a Inglaterra. Considerando que nessa terra de ninguém chamada Brasil, as empreiteiras responsáveis pela obra provavelmente receberam o valor equivalente a uma obra europeia.

Diante disso, os brasileiros não devem se deixar levar pelo recente anúncio que lotou o Palácio do Planalto, pois trata-se de mais um factóide oficial para ofuscar um sem fim de fatos indesejados pelo governo, a começar pelo julgamento do caso do Mensalão do PT, o maior caso de corrupção da história brasileira. Fora isso, esse primeiro capítulo do PAC da Infraestrutura servirá para turbinar a campanha de candidatos petistas que disputarão as eleições municipais vindouras e já contam com o apoio de Dilma Rousseff, pelo menos em fotos.