Abandonar animais é crime!

Pare e pense – Abandonar animais é crime federal. Mesmo que os bichinhos sejam deixados em parques, ainda assim eles podem correr perigo ou se tornarem ameaças à biodiversidade e às pessoas que frequentam o local.

Os animais domésticos possuem hábitos específicos e necessitam de cuidados diferentes dos animais silvestres. Esta é a primeira razão para nunca abandonar quem já foi um bichinho de estimação. Cães e gatos, por exemplo, são totalmente dependentes dos seres humanos, principalmente no que diz respeito à alimentação.

As duas espécies não estão acostumadas a caçar para comer e precisam de cuidados quanto à água ingerida e ao controle de pragas. Além dos riscos a que os próprios animais estão expostos, eles também podem se tornar transmissores de doenças, levando perigo às outras espécies locais e até mesmo às pessoas. Eles ainda podem ficar agressivos ou se reproduzirem descontroladamente, elevando os riscos.

Problemas similares estão relacionados ao abandono de espécies silvestres, que quando levadas aos parques inadequadamente representam riscos ao equilíbrio natural. Quando estas práticas são identificadas, não importa se as vítimas sejam os animais domésticos ou silvestres, os infratores são considerados criminosos, por desrespeitarem a Lei Federal de Crimes Ambientais 9605/98.

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo faz um alerta à população. Através de materiais informativos o órgão pede que as pessoas pensem muito bem antes de decidirem cuidar de um animal, pois essa escolha deve ser honrada por toda a vida. Outra sugestão é feita em prol da adoção, para que os animais abandonados possam ter um novo lar. Existem ONGs espalhadas por todo o país, que cuidam destes animais e necessitam de apoio e famílias dispostas a adotar um novo bichinho. O alerta se estende também à responsabilidade que a própria população tem na fiscalização, denunciando os maus tratos a animais. (Do CicloVivo)

Denúncias

Polícia Militar Ambiental – 190