Chanceler britânico discute caso Assange com vice-presidente do Equador

Mesa de negociações – O ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, e o vice-presidente do Equador, Lenín Moreno, se encontraram na manhã desta quarta-feira (29/08), em Londres, para discutir a situação de Julian Assange.

De acordo com um comunicado da chancelaria britânica, Hague e Moreno reiteraram o compromisso dos dois países “de dialogar para encontrar uma solução diplomática ao problema”.

Recentemente, Hague declarou que o Reino Unido não concederá salvo-conduto para que Assange deixe a embaixada equatoriana e viaje para o país da América do Sul, onde recebeu asilo político.

No encontro de hoje, Hague também agradeceu a presença de Moreno em Londres para assistir à cerimônia de abertura dos Jogos Paraolímpicos, que começam hoje e acontecem até 9 de setembro. A nota acrescenta que os dois ainda falaram sobre o programa “Equador sem fronteiras”, que fornece ajuda a pessoas com deficiência.

O caso

Assange, que lançou o Wikileaks em 2010, é procurado pela Justiça da Suécia para responder por um suposto crime sexual. Ele ainda não foi acusado ou indiciado.

No Reino Unido, ele travou uma longa batalha jurídica contra sua extradição para o país escandinavo, que se recusava a interrogá-lo em solo britânico. No entanto, a Suprema Corte do Reino Unido decidiu que ele deveria ser extraditado.

O fundador do Wikileaks teme que, após ser preso na Suécia, os Estados Unidos peçam sua extradição, onde poderá ser julgado por crimes como espionagem e roubo de arquivos secretos. O Wikileaks divulgou centenas de milhares de arquivos confidenciais norte-americanos, o que criou inúmeros problemas diplomáticos para o país. (Do Opera Mundi)