Pesquisa Datafolha sobre sucessão paulistana mostra descontentamento do eleitor com a mesmice política

Radiografia eleitoral – Os resultados da mais recente pesquisa Datafolha sobre a corrida à prefeitura de São Paulo, divulgados nesta quarta-feira (5), mostram que de agora em diante a disputa deve tornar-se mais acalorada. Com 35% das intenções de voto, o candidato Celso Russomanno (PRB) lidera a pesquisa. Em segundo lugar aparece o tucano José Serra, com 21%, seguido do petista Fernando Haddad, com 16%. Candidato do PMDB, o deputado federal Gabriel Chalita ficou estacionado nos 7% da pesquisa anterior. Soninha Francine, do PPS alcançou 5%.

O problema maior não está no cenário atual, mas nas simulações para o segundo turno. Em uma eventual disputa com o candidato do PSDB, Russomanno venceria com 58% dos votos, enquanto Serra alcançaria a marca de 30%, de acordo com os dados atuais. Se a final fosse com Haddad, mo candidato do PRB venceria com 56%, ao passo que o candidato de Lula ficaria também com 30%.

A grande questão está em chegar ao segundo turno e enfrentar Celso Russomanno, mantendo a esperança de reverter o quadro na etapa final da eleição para a prefeitura da maior cidade brasileira, que servirá de palco para uma disputa violenta entre tucanos e petistas. Tudo porque o resultado da eleição para a prefeitura paulista terá efeitos sobre a corrida presidencial de 2014.

A mensagem que se extrai da pesquisa Datafolha é que o eleitor está cansado dessa interminável briga entre o PT e o PSDB, que carregam para São Paulo a briga que travam no Planalto Central. Mudar é preciso em qualquer instância da vida, mas é preciso prudência em determinadas mudanças, pois o resultado pode ser catastrófico se a decisão for impensada, Nem tudo o que se apresenta como novo pode ser considerado como inovação.