Dilma deve anunciar redução na conta de energia, mas alta do consumo pode provocar um apagão

Luz de vela – No discurso que fará em rede nacional na noite desta quinta-feira (6), em comemoração ao Dia da Independência, a presidente Dilma Rousseff aproveitará para anunciar uma redução na conta de energia, que deve ficar em torno de 16%. A medida, que beneficiará os consumidores e a indústria, faz parte do plano do governo de incentivar a economia brasileira, que há muito passa por uma crise resistente. Um dos objetivos é reduzir os custos da indústria nacional, tornando-a mais competitiva.

O Palácio do Planalto continua apostando em medidas pontuais, mas o País clama por mudanças estruturais e definitivas, o que permitiria aos empresários o planejamento de longo prazo e investimentos maciços na produção.

No último dia 30 de agosto, Dilma prometeu a redução das tarifas de energia elétrica. “Temos de reduzir o custo da energia, tornar racional o custo da tributação, não se trata apenas de reduzir […], mas ele não pode ser irracional, ele não pode impedir o investimento, não pode impedir que haja participação dos bens de capital”, declarou a presidente na ocasião.

O anúncio desta noite acontece no momento em que o seu partido, o PT lidera as pesquisas de intenção de voto em apenas duas das vinte e seis capitais brasileiras, Goiânia e Rio Branco, e servirá para impulsionar os candidatos da legenda em todo o País.

A grande questão, que certamente não será levada aos palanques, é a geração de energia. Com a redução das tarifas, a tendência é que o consumo aumente, sem que haja a garantia do incremento proporcional da geração de energia. Como se sabe, quando Dilma Rousseff estava no comando da Casa Civil, um enorme apagão elétrico deixou o País às escuras.