Previsão para a inflação em 2012 sobe e mostra a incompetência de um governo de soberbos

Para cima – Diferentemente do que afirma o petista Guido Mantega, ainda ministro da Fazenda, a economia brasileira terá crescimento vergonhoso neste ano. De acordo pesquisa realizada pelo Boletim Focus, do Banco Central, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (10), analistas do mercado financeiro reduziram mais uma vez as projeções para o avanço do Produto Interno Bruto (PIB), que deve fechar o ano em 1,62%. Na última semana, a previsão de crescimento do PIB era de 1,64%. Na consulta realizada em aproximadamente cem instituições financeiras, para 2013 a previsão de crescimento do PIB permaneceu em 4% de expansão.

A situação piora quando o assunto é a inflação, o mais temido dos fantasmas da economia. De acordo com os analistas consultados pelo BC, a previsão de inflação para 2012 passou de 5,2%, na última semana, para 5,24%. Para 2013, a expectativa dos analistas para o IPCA avançou de 5,51% para 5,54%.

Quando assumiu o poder central, em janeiro de 2003, Lula se apressou em lançar a tese da herança maldita, pois sabia da extensão da própria incompetência como gestor e do populismo barato que marcou suas promessas de campanha. O mais estranho é que, recentemente, a presidente Dilma Rousseff criticou o tucano Fernando Henrique Cardoso, que em artigo citou a maldição do espólio deixado pelo ex-metalúrgico.

O discurso dos gabinetes palacianos é que no próximo ano tudo será diferente, mas o problema está nas dificuldades enfrentadas pelos brasileiros no cotidiano, algo que os petistas preferem ignorar, pois afinal o ano é de eleições. E qualquer mea culpa a essa altura seria um suicídio eleitoral.