PPS cobra de ministro explicações sobre falhas que podem elevar custos da Ferrovia Norte-Sul

Pingos nos is – Líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), vai cobrar oficialmente do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, explicações sobre a série de irregularidades graves detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas obras da Ferrovia Norte-Sul. Do jeito que o megaprojeto está sendo tocado, nenhuma locomotiva cruzará seus trilhos. É que, até agora, não há previsão para a construção de pontes e viadutos para que os trens atravessem rios e depressões.

“Pelo que o TCU apontou, a ferrovia só levará para um caminho: o desperdício de bilhões de reais”, criticou o líder do PPS, que enviará requerimento de informações ao ministério para saber por que a Valec, responsável pelo projeto, não previu a obra como um todo. “Esse fatiamento pode ser proposital, com o único objetivo de elevar ainda mais os custos da ferrovia. O ministro precisa dizer que medidas está tomando diante do alerta grave feito pelo tribunal”, reforçou Bueno.

O deputado lembra ainda que o mesmo tipo de irregularidade pode estar ocorrendo em outras obras semelhantes. Somente no PAC 2, o governo anunciou investimentos de R$ 46 bilhões em 4,6 mil quilômetros de ferrovias até 2014.

Segundo reportagem publicada na quarta-feira (12) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a auditoria feita em quatro lotes da obra, com 527 quilômetros, entre Ouro Verde de Goiás (GO) e o Rio Arantes (MG), conclui que a Valec não contratou empresas para elaborar os projetos executivos das pontes e viadutos. Nem sequer o estudo do solo foi feito. “As falhas de projeto são tantas que, para o TCU, não é possível indicar, em pleno andamento da obra, qual será seu traçado final”, ressalta matéria do jornal.

Para Rubens Bueno, as falhas no projeto da Norte Sul podem ter sido propositais. “Essa irresponsabilidade poderá obrigar, no futuro, a mudança do traçado da ferrovia, com a perda de trechos já concluídos e consequente prejuízo milionário aos cofres públicos”, alertou o líder do PPS, lembrando que esse mesmo tipo de má gestão já provocou uma elevação de mais de R$ 4 bilhões nas obras de transposição do Rio São Francisco.