Acupuntor já plantou mais de 2 milhões de árvores

Espetada verde – Alexandre Chut é um profissional formado em psicologia e acupuntura, porém é mais conhecido como “O plantador de árvores”. Morador de São Paulo, ele se empenha em deixar as cidades mais verdes desde 1987.

Desde então, ele já plantou dois milhões e duzentas árvores, além de preservar um milhão e meio de árvores em duas reservas florestais na região da Serra da Mantiqueira, localizada entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O acupunturista também promove encontros, palestras e cursos sobre gestão ambiental.

Seu trabalho já foi desenvolvido em mais de 15 países. Inclusive, convidado pela Prefeitura de Nova Iorque, ele participou da “Planting Day” no Parque Van Cortlandt, Bronx, em 2010. Na ocasião foram plantadas 20 mil árvores.

Presidente do Conselho de Administração do Instituto Plant+Ar, uma organização sem fins lucrativos, o paulistano Chut acredita que “as pessoas têm pouca memória de como era a cidade antes e como ela está agora. A cidade já foi arborizada. O objetivo é trazer o verde de volta”.

Chut começou a plantar árvores e ao longo do tempo percebeu que sua ação não era suficiente, logo passou a desenvolver um trabalho educacional com as pessoas. A partir daí, começou a investir 80% do seu tempo educando desde pessoas comuns até educadores, ONGs, políticos, inclusive, conversou com alguns prefeitos. Tudo isso para ensiná-los e estimulá-los a trazer as árvores novamente para as cidades.

O estímulo do acupuntor é saber que suas ações serão sentidas principalmente pelas futuras gerações. “Não é pra gente, são para as pessoas que ainda nem nasceram. Para que elas recebam este presente”.

No vídeo abaixo gravado pelo GreenFest Brasil, o acupuntor Alexandre Chut mostra a importância do plantio de árvores nas cidades.

Chut será mediador em um dos debates que acontecerão nas mesas de discussões do GreenFest, sob o tema Cidade Sustentável. O festival acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, no BioParque de Curitiba, uma área com 52 mil m2 de mata preservada, e terá cobertura completa do CicloVivo. Para mais informações curta a página do GreenFest Brasil no Facebook ou acesse o site www.greenfest.com.br. (Do CicloVivo)