Efeitos do julgamento do Mensalão do PT ganham o País e atingem Humberto Costa em Recife

Sem controle – A avalanche de moralidade que emana do julgamento do Mensalão do PT (Ação Penal 470), pelo Supremo Tribunal Federal, continua fazendo estragos em várias capitais brasileiras, onde o partido comandado por Lula deve encolhe consideravelmente. O mais novo alvo é a bela cidade de Recife, onde o senador Humberto Costa já sente o peso das decisões tomadas pela mais alta Corte da Justiça brasileira.

Candidato à prefeitura da capital pernambucana, o tucano Daniel Coelho ultrapassou Humberto Costa e assumiu a segunda colocação na corrida eleitoral recifense, de acordo com os resultados de pesquisa de intenções de voto, divulgados no domingo (23).

Segundo o levantamento, Geraldo Júlio, candidato do SPB, continua em primeiro lugar, com 39% das intenções de voto. Em segundo aparece Daniel Coelho, como 24%, enquanto o petista Humberto Costa tem 16%. Na pesquisa anterior, cujos resultados foram divulgados no último dia 3 de setembro, Geraldo Júlio, candidato do governador Eduardo Campos, tinha 33% das intenções de voto. Costa aparecia em segundo lugar, com 25%, e Daniel Coelho, em terceiro, com 15%.

Repetindo o que fez na cidade de São Paulo, onde ordenou que Fernando Haddad fosse candidato pelo PT, Lula impôs a candidatura de Humberto Costa, apostando no fato de seu ex-ministro da Saúde ter sido o relator do processo que culminou com a cassação de Demóstenes Torres.

Fora isso, a pesquisa do Ibope mostra que a eventual de Geraldo Júlio é mais um ingrediente a turbinar a ideia do governador Eduardo Campos se candidatar à sucessão de Dilma Rousseff, em 2014. Campos tem afirmado que endossa a reeleição de Dilma, mas nos bastidores os discursos são diferentes.