Mercedes tira Hamilton da McLaren, que contrata o mexicano Sergio Pérez, que deixa de incomodar Massa

Fazendo as malas – A equipe Mercedes de Fórmula 1 confirmou oficialmente nesta sexta-feira (28) a contratação do piloto inglês Lewis Hamilton, que deixará a McLaren no final da atual temporada e a partir de 2013 ocupará o lugar de Michael Schmacher na escuderia alemã. Para substituir a vaga deixada pelo inglês, a McLaren contratou o mexicano Sergio Pérez, que atualmente corre pela Sauber e em duas ocasiões subiu ao pódio em corridas da temporada.

A confirmação do nome de Hamilton como novo piloto da Mercedes permite concluir que o heptacampeão Schumacher está próximo de sua segunda aposentadoria. Depois de deixar a Fórmula 1, Schumacher voltou à categoria em 2010, mas nas pistas não conseguiu alcançar o sucesso que lhe permitiu conquistar sete títulos mundiais.

O contrato de Lewis Hamilton com a Mercedes é de três anos e o piloto inglês festejou a transferência para a equipe alemã, assunto que recheou recentes especulações, quase constantes no chamado circo da Fórmula 1. “Agora é hora de assumir um novo desafio e estou muito animado para começar um novo capítulo. A Mercedes-Benz tem uma incrível herança no automobilismo, justamente com uma paixão por vitórias que eu compartilho”, disse Hamilton.

Com essa dança de cockpits, o brasileiro Felipe Massa fica mais perto de uma renovação contratual com a Ferrari. Massa, que não vinha conseguindo bons resultados nas pistas, era ameaçado por Sergio Pérez, cujo nome foi descartado pelo presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo, que destacou a pouca experiência do piloto mexicano. “Colocar um rapaz bem jovem na Ferrari, com a pressão da Ferrari… É preciso mais experiência. Na próxima temporada ainda é muito cedo”, disse Montezemolo.

Com o caminho supostamente livre, Felipe Massa tem como defensor o seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, forte candidato ao título da atual temporada da Fórmula 1.