Morre Ubirajara Dettmar, um dos mais brilhantes fotojornalistas brasileiros

Minuto de silêncio – Morreu nesta terça-feira (2), aos 74 anos, Ubirajara Dettmar, um dos melhores e mais brilhantes fotógrafos do jornalismo nacional. Sempre assinando seus trabalhos como U. Dettmar, o fotógrafo despediu-se da vida no Rio de janeiro, sua cidade e para onde mudou-se recentemente. Dettmar morreu em decorrência de problemas de saúde que vinha enfrentando.

U. Dettmar sempre afirmava, com certo prazer, que não escolhia o que fotografar. De casamento a velório, de revoluções a guerra, Dettmar registrava o que aparecesse pela frente. Foi o fotógrafo oficial do então presidente Fernando Collor de Mello. Ser humano da melhor qualidade, Ubirajara Dettmar exercia a profissão com tanta paixão e afinco, que as horas pareciam não passar em suas longas e extenuantes jornadas de trabalho.

Nos 45 anos que passou atrás das lentes, U. Dettmar emprestou sua genialidade a importantes veículos de comunicação do País, como O Cruzeiro, Manchete, Veja, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Última Hora, Folha de S. Paulo e O Globo. Também foi fotógrafo do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No STF, Ubirajara foi responsável por fazer as fotos oficiais de quase todos os ministros, de quem tinha incontestável preferência.

Dettmar morou em Brasília, em São Paulo e nos Estados Unidos, onde conheceu Sandra, com quem se casou. Deixa os filhos Glênio e Gláucio, ambos fotógrafos, e Bruna. O corpo de U. Dettmar será cremado na tarde de quarta-feira (3), no crematório do Caju, na capital fluminense. Clique e confira alguns dos brilhantes trabalhos de U. Dettmar, no blog que o fotógrafo mantinha.