Sob o efeito do julgamento do mensalão, Lula e o PT tropeçam em Manaus, Recife, Teresina e BH

Tiro no pé – Contrariando as pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de Manaus, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) conquistou apenas 19,92% da preferência do eleitorado local. Apoiada pelo ex-presidente Lula, Grazziotin vai ao segundo turno com o tucano Arthur Virgílio Neto, que com 96,31% das urnas apuradas já conquistou 40,62% dos votos válidos.

Na capital amazonense, Lula participou intensamente da campanha da senadora do PCdoB, já que Arthur Virgílio é seu desafeto de longa data. Vanessa Grazziotin começou a perder terreno depois do anúncio de que a candidata teria sido alvejada com ovos por adversários, no momento em que chegava para um debate em emissora de televisão local. Enquanto a senadora tentava capitalizar, seus assessores informavam à polícia que tudo não passou de uma cusparada. O que também é condenável.

A situação de Lula e do PT é mais complicada em duas capitais: Recife e Teresina. Para disputar a prefeitura da capital pernambucana, o ex-metalúrgico escalou o senador Humberto Costa, apostando no fato de o ex-ministro da Saúde ter sido o relator do processo que culminou coma cassação de Demóstenes Torres. Candidato do governador Eduardo Campos, do PSB, Geraldo Julio foi eleito no primeiro turno, com 51,14% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato do PSDB, Daniel Coelho, com 27,66% dos votos válidos, enquanto Humberto Costa chegou na terceira colocação, com 17,43%.

Em Teresina a situação não foi diferente. Lula escalou o ex-governador e senador Wellington Dias, que terminou a disputa em terceiro lugar, com míseros 14% dos votos válidos. O primeiro colocado é Firmino Filho, do PDSB, com 38,74% dos votos válidos, que disputará, em segundo turno, o direito de comandar a capital piauiense com Elmano Férrer, do PTB, que conquistou a preferência de 33,24% do eleitorado local.

O cenário ficou ainda mais complicado para o PT em Belo Horizonte, pois o prefeito Márcio Lacerda, do PSB, foi reeleito no primeiro turno com o apoio do PSDB. Lacerda deixou para trás o petista Patrus Ananias, que contou com o apoio de Lula, do ministro Fernando Pimentel e da presidente Dilma Rousseff, que há dias esteve na capital mineira para participar de comício do companheiro de legenda, mas cometeu o erro de criticar o senador Aécio neves (PSDB), ex-governador do estado e seu possível adversário em 2014.