Caso mantenha a lógica e as declarações feitas na campanha de Chalita, PMDB apoiará Serra

Hora da verdade – Presidente licenciado do PMDB e vice-presidente da República, Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (8) que ouvirá o partido antes de decidir qual candidato apoiar no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo. Se ouvir a cúpula da campanha de Gabriel Chalita, que terminou o primeiro turno em quarto lugar, Temer optará por apoiar o tucano José Serra. Até porque, Fernando Haddad, candidato do PT, não era merecedor das melhores referências no staff da campanha peemedebista.

Há nessa decisão outros fatores externos, como o fato de Gabriel Chalita ter ocupado a secretaria estadual de Educação no governo Geraldo Alckmin, de quem também é amigo. Outra questão a ser considerada é que o PMDB faz parte da base de apoio do governo Alckmin. Tanto é assim, que por ocasião da internação de Orestes Quércia, que em 2010 concorria ao Senado, o ex-governador solicitou que seus eleitores votassem no tucano Aluysio Nunes Ferreira Filho, do PSDB.

Outro ponto contra o apoio do PMDB a Haddad é que por tabela o deputado federal Gabriel Chalita estará concordando, mesmo que silenciosamente, com o modelo de gestão adotado pelo petista no Ministério da Educação, pasta que nos últimos anos foi marcada por escândalos de incompetência e outros quetais.

No contraponto, a presidente Dilma Rousseff deve pressionar Temer para que o PMDB apóie Fernando Haddad, uma vez que o partido já abocanhou importantes ministérios e cargos na máquina federal.