Petistas ensaiam discurso dramático e alertam para o perigo de se explorar o escândalo do mensalão

Lixa grossa – Ao que parece, os petistas estrelados conseguiram, pela primeira vez em três décadas, combinar um discurso. Depois da condenação de José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, todos por corrupção ativa, o PT reuniu em São Paulo suas principais lideranças e combinou o que falar a respeito das decisões tomadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal acerca da Ação Penal 470, que trata do mensalão.

A necessidade de afinar o discurso era tão grande, que até a presidente Dilma Rousseff foi convocada para uma reunião de emergência com o antecessor, Lula da Silva, no escritório paulista da Presidência da República. Viajando sob as expensas do contribuinte, Dilma se fez acompanhar de alguns ministros e esteve reunida com Lula durante quatro horas.

Do encontro do PT e da reunião de Dilma e Lula saiu um discurso uníssono, porém mentiroso. De que os três ex-dirigentes do partido foram injustiçados e vítimas de um golpe tramado pelas elites, em conluio com setores da imprensa e com o Judiciário. Conversa mole da pior qualidade, pois é melhor acreditar na maioria dos ministros do STF do que na trinca de mensaleiros descarados, que agora condenados tentam vender a tese boquirrota da inocência.

Secretário-geral da Presidência, o petista Gilberto Carvalho, o mesmo que tratou com desdém e frieza a morte de Celso Daniel, disse nesta quinta-feira (11) que “quem for inteligente” não explorará o escândalo do Mensalão do PT no segundo turno das eleições municipais. “A única coisa que posso dizer é que aqueles que têm apostado no uso político de fatos como esse nunca se deram bem. Quem na eleição passada tentou usar temas morais para fazer campanha não se deu bem, o primeiro turno registrou a vitória das forças progressistas do País, acho que isso tem de ser comemorado, então quem for inteligente não vai tentar fazer esse uso”, declarou o secretário.

“Se o fizer, a população tem muita sabedoria pra julgar e entender que o que vale é a prática de um projeto que está mudando o País, diminuindo a pobreza, que recolocou o Brasil numa outra dimensão, e esse projeto ao ser levado pras prefeituras também tem dado muito certo”, completou o assessor da presidente Dilma.

Por misturar ousadia com dissimulação, Gilberto Carvalho não deve ser levado a sério, pois o PT quer convencer os incautos brasileiros de que o maior escândalo de corrupção de todos os tempos não passa de obra de ficção dos adversários. Entre a fala encomendada e embusteira de Carvalho e as decisões fundamentadas e históricas dos ministros Joaquim Barbosa, Celso de Mello e Carlos Ayres Britto, só mesmo um irresponsável pode se deixar levar pela verborragia visguenta do petista.

Essa fala matreira de Gilberto Carvalho faz parte de um script muito bem ensaiado nos bastidores do PT, que conta com os textos de Genoino e Dirceu e com as cobranças insossas de Fernando Haddad. A situação do PT pode ser comparada a do comandante de um navio que afunda no meio do oceano, que sem ter para onde ir aguarda a morte chegar como o balanço das ondas.