Armstrong, Tyson, Woods: atletas vacilam e perdem patrocínios

Pedra no caminho – Durante muitos anos, a figura do ciclista Lance Armstrong foi uma das mais admiradas do mundo, não apenas no âmbito esportivo, mas em qualquer esfera da sociedade. Com uma incrível história de superação Armstrong venceu um câncer e em seguida conquistou sete vezes consecutivas o Tour de France, a corrida mais importante da modalidade.

Tais feitos compuseram um prato cheio para que as marcas de produtos de todas as naturezas despertassem o desejo de vincular-se ao atleta. Entretanto, após se envolver em um escândalo de doping, Lance foi desclassificado e perdeu todos os seus títulos. Não bastassem as glórias e a incrível fama, nessa semana ele começou a perder patrocinadores.

O primeiro deles foi a NIke, que rompeu seu contrato de mais de uma década com o esportista. Além disso, Armstrong deixou a presidência da fundação Livestrong, criada por ele para combater o câncer, e também perdeu os patrocinios da cervejaria Anheuser-Busch e a fabricante de bicicletas Trek.

Tiger Woods

Essa não é a primeira vez que atletas consagrados perdem sua glória, admiração e alguns milhões em patrocínios. Um dos casos mais emblemáticos do esporte mundial é o do jogador de golfe Tiger Woods, que se envolveu num escândalo sexual e assumiu que traiu a sua esposa com 12 mulheres. Depois disso, Woods ficou órfão de praticamente todas as marcas que investiam em sua imagem. Dentre elas, Tag Heuer, Gillette, Gatorade, Accenture, AT&T e Golf Digest.

Mike Tyson

Definitivamente a fama de “bad boy” não combina com as relações saudáveis dos atletas com as marcas. Depois de ficar conhecido mundialmente em 1986, ao conquistar com 20 anos o título de campeão do mundo dos pesos-pesados, Tyson também atraiu um sem número de patrocinadores. No entanto, a fama e a fortuna que conquistou foram acompanhadas por polêmicas e episódios obscuros, como sua prisão por estupro, o uso de drogas e a violência fora dos ringues, atitudes que lhe renderam o cancelamento de patrocínio da marca Pepsi.

Wayne Rooney

Outro que se deu mal foi o jogador de futebol inglês Wayne Rooney, ídolo do Manchester United. O atleta traiu sua mulher que estava grávida e viu a sua imagem ruir diante da imprensa e da opinião pública. Os resultados não poderiam ser diferentes. Rooney perdeu dois patrocinadores importantes e que certamente lhe rendiam alguns milhões por ano: foram eles Coca-Cola e Tiger Beer. (Do AdNews)

Confira uma lista de atletas que perderam patrocínios por deslizes ou situações da vida privada

– Lance Armstrong se envolveu em caso de doping e perdeu patrocínio de Nike, Anheuser Busch (cerveja) e Trek
– Wayne Rooney do Manchester United traiu a mulher grávida e perdeu patrocínio da Coca-Cola e Tiger Beer
– Tiger Woods traiu a sua mulher com mais de uma dezena de amantes e perdeu patrocínio de Tag Heuer, Gillette, Gatorade, Accenture, AT&T e Golf Digest
– Mike Tyson se envolveu em caso de violência doméstica e perdeu patrocínio da Pepsi
– Michael Phelps admitiu uso da maconha e perdeu patrocínio da Kelloggs
– OJ Simpson também se envolveu em caso de violência doméstica e perdeu o patrocínio de Hertz (aluguel de carro)
– Michael Vick estava envolvido com de rinhas de cachorro e perdeu patrocínio de Nike, Reebok e Coca-Cola