FIFA aceita proposta de ingressos gratuitos da Copa para indígenas e pessoas de baixa renda

Boca livre – A FIFA concordou com a proposta do governo brasileiro de disponibilizar gratuitamente ingressos para jogos da Copa do Mundo de 2014 para indígenas e beneficiários do programa Bolsa Família, informou o Ministério do Esporte.

A proposta foi aceita pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, durante encontro com o ministro Aldo Rebelo. Os ingressos não fazem parte do lote denominado como Setor 4, destinados a estudantes e idosos brasileiros, que têm direito à meia-entrada.

Os ingressos gratuitos para os indígenas serão para os jogos marcados para as cidades de Cuiabá e Manaus. Para os inscritos no Bolsa Família, os ingressos serão para jogos em todas as cidades-sede.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, desde o primeiro contato com dirigentes da FIFA, manifestou a preocupação em garantir o acesso de parcelas da população brasileira, entre elas indígenas e beneficiários do programa Bolsa Família, aos jogos da Copa do Mundo de 2014. O ministro também tratou desse assunto com patrocinadores da competição. Todos manifestaram simpatia pelo projeto de contemplar os brasileiros que não têm condição de pagar ingresso para assistir ao Mundial.

No último encontro com o secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, nesta semana, Aldo Rebelo renovou a preocupação e recebeu do dirigente manifestação de boa vontade para encontrar uma solução que garanta ingressos gratuitos aos indígenas, nos jogos que serão realizados em Cuiabá e Manaus, e aos beneficiários do Bolsa Família, em todas as sedes da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.

A FIFA ainda estuda a quantidade de ingressos que será disponibilizada e a forma como se dará a distribuição, uma vez que a entidade controla o preço das entradas. Trata-se de um tema controverso, pois nem os patrocinadores da competição recebem ingressos gratuitos.