Pena em regime fechado deve levar Marcos Valério a cumprir a promessa de falar o que sabe

Sol quadrado – Condenado por cinco crimes no processo do Mensalão do PT (Ação Penal 470), o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, operador financeiro do esquema de compra de parlamentares por meio de mesadas, foi apenado até agora com onze anos e oito meses de prisão. Como a pena é superior a oito anos, o cumprimento se dará em regime fechado, o que pode complicar a situação do Partido dos Trabalhadores.

Na última segunda-feira (22), antes da dosimetria da pena, o advogado do publicitário mineiro disse que os principais interessados no esquema criminoso eram o então presidente Luiz Inácio da Silva e o PT. Com isso, Marcelo Leonardo deixou claro que seu cliente deve cumprir a ameaça de revelar toda a operação, caso suas exigências não sejam atendidas.

Ao publicitário a cúpula do PT prometeu aquilo que sabia ser impossível de cumprir. Os petistas contavam com a impunidade e com a prescrição, mas o plano saiu ao contrário do planejado. Tal situação complicará sobremaneira a situação de Lula, que na terça-feira (23), em João Pessoa, disse que saiu do governo pela porta da frente.

“Na história do Brasil, os presidentes ganhavam as eleições e, quando saíam, saíam pela porta dos fundos, porque não tinham coragem de cumprimentar o povo”, disse o petista.

Como se sabe, Lula é um animal político com incrível capacidade de persuasão. A bordo do discurso mentiroso de que é vitima de golpe das elites e da imprensa, o ex-metalúrgico aglutina ao seu redor milhões de incautos que acreditam em tudo o que é dito.

Quando for deflagrada a segunda fase de investigações do Mensalão do PT, Lula por certo não escapará, especialmente porque Marcos Valério terá muito a revelar.