Votos brancos e nulos no segundo turno alcançam maior índice do País desde a eleição de 1996

Fugindo da raia – No domingo (28), dia em que eleitores foram às urnas para escolher os prefeitos de cinquenta cidades brasileiras, o número de votos brancos e nulos foi de 9,8%, o maior desde 1996, quando foram realizadas as primeiras eleições informatizadas do País. Ao todo, 3,25% dos eleitores votaram em branco, enquanto 6,6% anularam seus votos. No primeiro turno, o índice foi de 11,1%.

O município com maior porcentual de votos nulos foi Petrópolis, no Rio de Janeiro, com 12,48%. Já a cidade com maior número de votos em branco foi Guarulhos, na Grande São Paulo, com 6,32%.

A Justiça Eleitoral desconsidera os brancos e nulos na definição dos resultados, feita apenas com os votos válidos. Entre os segundos turnos, o maior índice era de 1996, com 1,7% de votos em branco e 7,5% de votos nulos, totalizando 9,2%.

Já o percentual de abstenção no domingo, de 19,11%, é o maior da história dos segundos turnos no Brasil. O índice de eleitores ausentes preocupou a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que informou que a Justiça Eleitoral e especialistas analisarão meios mais “eficazes” de convidar o eleitor a votar.