Eleição de Edivaldo Holanda em São Luís emoldurou a derrota política de Lula e do grupo Sarney no MA

Nocaute político – Eleito prefeito de São Luís no domingo (28), o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) não apenas conquistou o direito de governar a capital dos maranhenses nos próximos quatro anos, mas impôs a Lula e à família Sarney uma derrota incontestável. Com 56,06% dos votos válidos, Holanda venceu o atual prefeito João Castelo (PSDB), que terminou a disputa com 43,94% dos votos. Castelo e Holanda são conhecidos adversários da governadora Roseana Sarney.

No primeiro turno, Lula e o clã Sarney, que há mais de cinco décadas governa o Maranhão com despotismo explícito, apostaram na candidatura do petista Washington Luiz Oliveira, que terminou a disputa em quarto lugar, com 11,02% dos votos válidos. Vice-governador do Estado, Washington Luiz contou com o apoio de Roseana e com a máquina estadual, mas mesmo assim fracassou nas urnas.

Prudência acertada

Definido a primeira etapa da eleição ludovicense, o Partido Progressista do Maranhão decidiu pela neutralidade no segundo turno. Presidente estadual do PP, o deputado federal Waldir Maranhão preferiu não apoiar qualquer candidato na etapa final da eleição.

A decisão de Waldir Maranhão foi acertada, pois o atual prefeito João Castelo foi derrotado e Edivaldo Holanda venceu a eleição à sombra de denúncia de criação de uma milícia em seu favor. Faltando poucos dias para o segundo turno em São Luís, veio à tona o fato de que militares e bombeiros maranhenses criaram um grupo paramilitar para apoiar a candidatura de Holanda. Após a denúncia, a polícia do Maranhão prendeu alguns integrantes da tal milícia, mas até o momento o caso continua na obscuridade.