Lenda viva do rock & roll, o guitarrista Chuck Berry anuncia sua aposentadoria

Acorde do adeus – Considerado por muitos como o inventor do rock & roll, Chuck Berry foi mais uma vez homenageado no Rock & Roll Hall of Fame. Na cerimônia, que aconteceu no último sábado (27), Berry, de 86 anos, anunciou o fim da sua carreira como músico. No evento, Chuck Berry, foi homenageado por Lemmy Kilmister, líder do Motörhead, que prestou tributo tocando o clássico “Johnny B. Goode”.

“Minha carreira como cantor acabou. Não tenho mais voz, minha audição está prejudicada e estou com problemas na garganta”, explicou Chuck Berry ao encerrar uma exitosa carreira de 57 anos.

Nascido Charles Edward Anderson Berry, em 18 de outubro de 1926, na cidade de Saint Louis, Chuck é considerado o responsável pela mistura do blues, country, música gospel e folk, receita primeira do rock & roll. Eleito pela revista Rolling Stone o quinto maior artista de todos os tempos, Chuck Berry é considerado o sétimo melhor guitarrista do planeta pela mesma publicação. Berry foi influenciado por estrelas da música como Nat King Cole, Louis Jordan e Muddy Waters, que acabaria o apresentando a Leonard Chess, da gravadora Chess.

Durante sua carreira, Chuck gravou tanto baladas românticas (como “Havana Moon”) quanto blues (“Wee Wee Hours”), mas foi no recém-nascido rock que Berry ganhou sua fama. Com mais de trinta sucessos no “Top Tem”, Berry viu suas canções ganharem versões de centenas de músicos de blues, country e rock and roll. Entre seus clássicos merecem destaque “Roll Over Beethoven”, “Sweet Little Sixteen”, “Route 66”, “Memphis, Tennessee”, “Johnny B. Goode” e “Nadine”, entre outras.

Quando jovem, Chuck Berry passou três anos em um reformatório por tentativa de assalto. Mas acusação pior viria em 1959, quando ele convidou uma índia apache de 14 anos que havia conhecido no México para trabalhar em seu clube noturno em St. Louis. A garota acabaria sendo pega pela polícia, assim como Berry, que foi acusado de entrar com uma menor nos limites do estado com propósitos sexuais. Ele foi condenado a cinco anos de prisão e multado em US$ 5 mil.

Chuck foi solto em 1963, mas seus dias de glória ficaram para trás. Mesmo assim, ele ainda obteve sucessos com “You never can tell” e “No particular place to go”, lançada em 1964. Em 1966 ele gravou pelo selo Mercury Records uma compilação de todos os seus sucessos, utilizando técnicas mais modernas de gravação. A partir de então, Chuck Berry raramente voltaria a lançar músicas novas, preferindo capitalizar para si o sucesso de suas clássicas canções.