Supertempestade Sandy pode influenciar resultado das eleições nos EUA

Meteorologia política – A passagem da supertempestade Sandy pela costa leste dos Estados Unidos também terá impacto nas eleições presidenciais do país. Mais do que o simples cancelamento de eventos das campanhas de Mitt Romney e Barack Obama, o fenômeno natural poderá influenciar diretamente o resultado final do pleito.

A uma semana da data oficial das eleições, milhões de eleitores deverão ter dificuldades para se locomover até os postos de votação. “É uma situação totalmente imprevisível em diversos fatores, com riscos e recompensas para os dois candidatos. É por isso que os consultores políticos dos dois lados estão com tanto medo”, afirmou o historiador da Princeton University Julian Zelizer à agência Reuters.

Como atual presidente, Obama poderá ser responsabilizado pelos danos ou elogiado pela forma de sua atuação. Romney, por sua vez, tem recebido críticas de especialistas por sua proposta de reduzir o orçamento das entidades públicas que preveem fenômenos naturais. Ambos fizeram pedidos de doações à Cruz Vermelha.

Votação antecipada

A supertempestade também poderá dificultar os planos de quem queria votar antecipadamente. Cerca de 35% dos norte-americanos pretendiam ir às urnas antes de 6 de novembro, o que não foi possível no início desta semana. “Tanto republicanos como democratas estão votando em maior quantidade neste ano, em relação a 2008”, lembrou Michael P. McDonald, professor de política da George Mason University, ao jornal The New York Times.

Nas eleições de 2008, Obama teve larga vantagem sobre seu adversário, John McCain, no que se refere aos votos antecipados. Para este ano, o Partido Republicano implementou uma série de medidas para tentar diminuir a diferença. “Votos antecipados fazem a diferença. E nós estamos atuando da forma correta desta vez”, afirmou Mitt Romney na segunda-feira (29).

Apesar da influência dos votos antecipados só poder ser apreendida após a apuração, o jornal The New York Times fez um levantamento baseado no número de eleitores que já foram às urnas. De acordo com a publicação, uma análise dos estados que receberam mais votos indica que os democratas ainda estão na dianteira.

Em Iowa, por exemplo, até o final da última semana, o Partido Democrata já tinha 59 mil votos de vantagem, no que se refere aos eleitores filiados. Em Nevada, outro estado considerado fundamental, os democratas estariam dez pontos percentuais à frente dos republicanos. (Do Opera Mundi)