Mensalão do PT: líder do PPS quer explicações da AGU sobre ressarcimento à União

Dinheiro de volta – Líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno (PR) protocolará na terça-feira (6) pedido de informações para cobrar do ministro da Advocacia Geral da União, Luís Inácio Adams, explicações sobre os procedimentos adotados em relação aos desvios de recursos públicos da União relacionados ao escândalo do Mensalão do PT.

O PPS exigirá detalhes sobre o que foi feito até então para reparar financeiramente o Estado, nos casos em que órgãos de fiscalização, como o Tribunal de Contas da União (TCU), identificaram desvio de recursos públicos.
Enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) caminha para concluir a condenação dos envolvidos, a AGU não teria entrado com as devidas ações de reparação pecuniária contra aqueles que usaram estatais, como a Eletrobrás, Banco do Brasil e o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), para abastecer o maior esquema de corrupção da história do País.

“Precisamos saber por que há uma certa lentidão do órgão responsável por representar os interesses jurídicos da União no caso do mensalão. Sobre este episódio, o Brasil acompanha ao longo dos últimos anos o brilhante trabalho do Ministério Público da União e do próprio Supremo. E a AGU? O que fez?”, questiona Bueno.

A partir do recebimento do requerimento de informações, a AGU terá trinta dias para responder à Câmara, sob pena de abertura de processo por crime de responsabilidade contra a autoridade que eventualmente se recusar a prestar informações, atrasar o processo ou enviar dados falsos.