Redação do Enem: imigração para o Brasil no século XXI foi de trabalhadores qualificados

Parafuso solto – Depois de muitas críticas de especialistas e uma enxurrada de reclamações de alunos, o ministro Aloizio Mercadante (Educação) defendeu o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicada no último domingo (4), segundo dia de prova. O tema proposto foi “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Considerando que o século XXI está em seu décimo segundo ano, é no mínimo absurdo escolher um tema com tão poucas informações.

“Temos uma comissão competente que considerou, entre tantas sugestões de tema, este o mais adequado. Ele pressupõe a capacidade de articular informações e refletir sobre o momento que o Brasil está vivendo. O Brasil é um país que teve uma diáspora, mas com a estabilidade, a democracia, hoje atrai povos. Acho que é um tema bastante contemporâneo, desafiador e não previsto”, disse Mercadante, o irrevogável.

Se movimento imigratório para o Brasil existiu na primeira década do século, tal proeza se deve ao messiânico Luiz Inácio da Silva, que continua acreditando ser a derradeira solução do planeta. A chegada de imigrantes no País é resultado da falta de mão de obra qualificada. Como o nível de capacitação do trabalhador brasileiro deixa a desejar, as empresas passaram a buscar profissionais no exterior.

No momento da prova, os estudantes normalmente ficam tensos, mas o mais correto seria relatar a verdade dos fatos na redação do Enem, mesmo que a reprovação viesse a seguir. Essa mania estúpida de afirmar que somente o PT tem solução para os problemas do País já passou da conta, uma vez que nove entre dez brasileiros sabem que a legenda é uma aglutinação de incompetentes especializados em escândalos e corrupção.