Em disputa acirrada, Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

Vitória confirmada – Presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama foi reeleito na terça-feira (6) para permanecer mais quatro anos na Casa Branca, sede o Executivo ianque. Os votos ainda não foram totalmente contabilizados, mas projeções de redes de televisão, como a CNN e a Fox News, garantem, com base em projeções, que Obama está reeleito. Até o momento, Barack Obama conquistou 281 delegados no colégio eleitoral, enquanto o republicano Mitt Romney tem 201 delegados.

Para vencer a disputa no colégio eleitoral o candidato precisa contar com 270 delegado, considerado como número mágico. O estado de Colorado foi quem decidiu a eleição presidencial norte-americana.

No voto popular, Romney até agora está à frente de Obama com aproximadamente 200 mil votos. Esse quadro mostra que os Estados Unidos estão divididos politicamente e que o eleitor está cansado do bipartidarismo que trabalha contra o país. Nos próximos quatro anos de mandato, Barack Obama terá de estender o braço para o Partido Republicano, caso queira cumprir com as promessas de campanha.

Obama aguarda o pronunciamento de Mitt Romney, reconhecendo a derrota, para falar à nação. Trata-se de uma praxe nas eleições dos Estados Unidos.

A eleição norte-americana é indireta, mas depende dos votos que cada candidato conquista nos estados. Quem vence em um estado conta com os delegados no colégio eleitoral, que na prática elegem o presidente.