José Dirceu se defende dizendo que lutou pela democracia, mas se refugiou em Cuba

Herói de araque – Tão logo o Supremo Tribunal Federal proferiu a sentença condenatória de José Dirceu, de 10 anos e 10 meses de prisão (o que foi pouco), o criminalista José Luís de Oliveira Lima, que comanda a defesa do ex-ministro, disse que recorrerá a todas as instâncias para provar a inocência de seu cliente. Juca, como é conhecido o advogado no meio jurídico, disse que se necessário apelará à Comissão de Direitos Humanos da OEA.

Acontece que nenhum órgão nacional ou internacional pode interferir em qualquer decisão da Justiça brasileira, principalmente do Supremo. A ideia de Oliveira Lima é usar a história de José Dirceu como argumento para conseguir sua absolvição.

O criminalista analisa a história brasileira a seu modo e por um só lado ao afirmar que Dirceu é um herói que lutou pela democracia. De herói José Dirceu nada tem, nem mesmo o semblante, e o máximo que ele fez foi, como muitos, lutar contra a ditadura militar, com o objetivo de implantar no Brasil um modelo totalitarista semelhante e de esquerda, como tentam atualmente seus companheiros de legenda.

Ademais, quem luta pela democracia não se refugia em Cuba, reduto de despotismo e violência comandado pelos sanguinários ditadores Raúl e Fidel Castro. José Dirceu pode até enganar sua obtusa claque, mas querer passar para trás a massa pensante brasileira é excesso de ousadia.