Prazo para condenados no Mensalão do PT entregarem os passaportes termina nesta terça-feira

Contagem regressiva – Às 19 horas desta terça-feira (13) termina o prazo para que os condenados no processo do Mensalão do PT entreguem seus respectivos passaportes ao Supremo Tribunal Federal. A medida de precaução foi tomada na última semana pelo ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal 470, atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Preocupado com a possibilidade de fuga de alguns dos condenados, já que Henrique Pizzolato e Romeu Queiroz deixaram o País durante o julgamento do maior escândalo de corrupção da história nacional, Gurgel formulou o pedido ao relator como forma de evitar surpresas.

Dos 25 condenados pelo STF, 22 já entregaram o documento no gabinete de Joaquim Barbosa. Faltam ainda o deputado Pedro Henry (PP-MT), Henrique Pizzolato e Bispo Rodrigues. Quem não atender à ordem do ministro, será procurado pela Polícia Federal, que apreenderá o documento e encaminhará à Suprema Corte.

Independentemente da retenção dos passaportes, os nomes dos condenados já consta da lista de procurados e impedidos da Polícia Federal.