Vida longa – Ter uma vida saudável traz benefícios visíveis, mas exige um esforço e dedicação que nem todos estão dispostos a enfrentar. Exaustivamente, o assunto é tema de livros, reportagens, palestras, cursos, uma vez que público não falta.
A escritora norte-americana Geni Stone lançou o livro “Os segredos das pessoas que nunca ficam doentes”. Um ponto interessante da publicação é que ela menciona as populações que dificilmente ficavam doentes. Os cinco locais que abrigam povos mais saudáveis são: a Barbagia, na Itália; Okinawa, no Japão; a comunidade dos Adventistas do Sétimo Dia, na Califórnia; a Península de Nicoya, na Costa Rica; e a ilha grega de Ikaria.
Ao longo do livro ela fala sobre técnicas que se mostraram eficientes na cura de doenças. Já o norte-americano Dan Buettner escreveu o livro “Blue Zones: lições de pessoas que viveram muito para quem quer viver mais”, que virou best-seller.
Baseados neste livros, a Revista Viva Saúde reuniu as 50 dicas mais eficazes para evitar doenças. A seleção é comentada por 21 especialistas brasileiros. Veja abaixo dez destes segredos:
– Beber bastante água (mesmo se não tiver sede);
– Trocar o café pelo chá-verde;
– Eliminar os alimentos com gorduras trans e gorduras saturadas;
– Ir ao dentista regularmente (muitas doenças podem ser detectadas na consulta);
– Aproveitar o contato com a natureza;
– Reduzir o consumo de carnes vermelhas;
– Dormir bem;
– Ter tempo para família e brincar com crianças;
– Evitar o consumo de sal, condimentos, pratos prontos, embutidos e enlatados;
– Estudar sempre para exercitar o cérebro.
(Do CicloVivo)